terça-feira, 20 de abril de 2010

Capa da Edição n.º 30

Caçadores em ponto pequeno.


São pequenos em tamanho mas grandes já na dimensão dos sonhos que têm. Querem ser astronautas, cientistas, super-heróis... e caçadores também!

Secretaria de Estado das Florestas anúncia "Fundo de Investimento" para a Caça e Pesca.

Apesar da oposição de algumas associações do sector, a Nossa Caça avança com a notícia que, a confirmar-se, poderá servir de "verdadeiro balão de oxigénio" para todos os agentes de um sector que, de há muito vem necessitando de outra atenção por parte dos sucessivos Governos.

Entrevista a Humberto Rosa - Secretário de Estado do Ambiente

O Secretário de Estado que no final da legislatura, mais tempo se terá ocupado da pasta do Ambiente explica as razões da utilização de chumbo nas zonas húmidas, e fala ainda de "uma cooperação" que se deve manter como forma de favorecer Caça e Natureza, fruto de diálogo "permanente" entre o sector cinegético e as entidades oficiais.

Os guerreiros Dogues Argentinos

American Staffordshire Terrier, Retriever do Labrador e principalmente Dogue Argentino são paixões do criador da zona de Niza, animais de "elite", como classifica o responsável pelo Canil of Greatwarriors.

Associação de Caçadores de Alcoentre

Tem pouco mais de seis anos de existência mas já muitas caçadas de histórias de montarias e caçadas à Perdiz, para contar e recordar pelos cerca de cento e vinte associados que durante a época venatória escolhem a reserva associativa para dar largas à sua paixão cinegética.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Capa da Edição n.º 29


Gastronomia

Zona de Caça da Lombada - O Paraíso da Caça maior

(...) Criada em 1978, como Zona de Caça Comunitária, já neste tempo era uma zona de caça privilegiada, mas por motivos diferentes.(...)"Sim, de facto hoje em dia esta zona é riquíssima em termos de veados, javalis e corsos, muito por causa das alterações da tipologia dos terrenos agrícolas...(...)

Os últimos tiros.

No fecho da época venatória, o jornal a Nossa Caça traça um retrato das últimas caçadas,
dos últimos tiros, das últimas memórias relacionadas com a paixão cinegética, que permanecerão, durante os próximos meses, na memória dos aficionados da caça, até à abertura da próxima época.

A Caça tem futuro se for planeada e organizada.

Pedro Pereira, criador de cães de caça e de espécies cinegéticas como a perdiz vermelha ou o faisão, mantém-se no negócio apesar dos "tempos difíceis que assolam o sector" e continua optimista quanto ao futuro... (...)